GEOGRAFIA

TAREFA :

1) Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) o Brasil é um país com dimensões continentais.
b) a extensão do território brasileiro denuncia a grande distância de seus pontos extremos.
c) a localização do Brasil indica-se por longitudes negativas, no hemisfério ocidental.
d) a grande variação de latitudes explica a homogeneidade climática do país.
2) “Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)”.

(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).

Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,
a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.
b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.
c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.
d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.
3) O que foi o Tratado de Tordesilhas?




4) As fronteiras brasileiras, todas elas posicionadas na América do Sul, totalizam 23.102 quilômetros de
extensão. Desse total, mais de 15 mil quilômetros encontram-se em terras emersas, fazendo fronteira com
todos os países sul-americanos, exceto:
a) Venezuela e Colômbia
b) Chile e Equador
c) Uruguai e Guiana Francesa
d) Panamá e Peru
e) Argentina e Peru

5) O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável
desde a última metade do século passado. Os motivos são vários:
eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do
setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.;
porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas.
Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de
imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do
grego – xénos: “estrangeiro”; e phóbos: “medo”).
As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas,
raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo,
é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os
nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

5) Sobre as capitanias hereditárias:
a) O que eram?



b) Por qual motivo foram criadas?



c) Quais as únicas capitanias hereditárias que prosperaram economicamente? E por que elas conseguiram
se
desenvolver?_________________________________________________________________





INGLÊS

TAREFA :

Read the story below.

The Emperor’s New Clothes

Hans Christen Andersen Hans Christian Andersen was a famous Danish writer. He is known for writing fairy
tales, such as “The Little Mermaid” and “The Snow Queen.” His story “The Emperor’s New Clothes” was first
published in 1837. Below is the beginning of the story. Many years ago, there was an Emperor, who was so
excessively fond of new clothes, that he spent all his money in dress. He did not trouble himself in the least
about his soldiers; nor did he care to go either to the theatre or the chase, except for the opportunities then
afforded him for displaying his new clothes. He had a different suit for each hour of the day; and as of any other
king or emperor, one is accustomed to say, “he is sitting in council,” it was always said of him, “The Emperor
is sitting in his wardrobe.” Time passed merrily in the large town which was his capital; strangers arrived every
day at the court. One day, two rogues, calling themselves weavers, made their appearance. They gave out that
they knew how to weave stuffs of the most beautiful colors and elaborate patterns, the clothes manufactured
from which should have the wonderful property of remaining invisible to everyone who was unfit for the office
he held, or who was extraordinarily simple in character. “These must, indeed, be splendid clothes!” thought the
Emperor. “Had I such a suit, I might at once find out what men in my realms are unfit for their office, and also
be able to distinguish the wise from the foolish! This stuff must be woven for me immediately.” And he caused
large sums of money to be given to both the weavers in order that they might begin their work directly. So the
two pretended weavers set up two looms, and affected to work very busily, though in reality they did nothing at
all. They asked for the most delicate silk and the purest gold thread; put both into their own knapsacks; and then
continued their pretended work at the empty looms until late at night.
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº: (a): Adriele Lopes
Disciplina: Inglês Série: 7° ano do Ensino Fundamental II Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro – CONFIANÇA GERA CONFIANÇA

Part I. Short Answer
Answer each question below.
a) What did the emperor spend all his money on? ___________________________________
b) Where did the emperor spend most of his time? __________________________________
c) The dishonest weavers said their clothes were _______________ to those who were unfit for
their office.
d) How much cloth did the dishonest weavers make? _____________________________
e) What did the dishonest weavers do with the silk and gold thread? ____________________
Part II. Multiple Choice
Circle the correct answer to each question.

  1. How many suits did the emperor have?
    A. One for each day of the week
    B. Two for each day of the week
    C. One for each hour of the day
    D. One for every morning, afternoon and night.
  2. Why did the emperor want to go to the theatre?
    A. It was his duty as emperor.
    B. He liked to watch the singers.
    C. There was nothing else to do.
    D. He could show off his clothes
  3. Why did the emperor wanted a suit from the dishonest weavers?
    A. The cloth didn’t cost very much.
    B. He would be able to tell who was foolish and who was wise.
    C. The cloth matched the color of his eyes.
    D. The clothes were in the newest style.
  4. Why did the dishonest weavers cheat the emperor?
    A. They thought it was funny.
    B. They wanted to be emperor.
    C. They wanted to start a war.
    D. They wanted money.
    Understanding the Words:
    I. Vocabulary Match
    Match each word in Column A with its meaning in Column B
    Column A Column B
  5. F__ elaborate A. bag for holding things; backpack
  6. __ wardrobe B. a device for weaving cloth
  7. __ knapsack C. not worthy; below standard
  8. __ rogue D. cabinet or closet
  9. __ excessively E. happily; without problems
  10. __ loom F. complicated; having many parts
  11. __ the chase G. a hunt

Column A Column B

  1. __ unfit H. dishonest person
  2. __ merrily I. wonderful; magnificent
  3. __ splendid J. large amount; more than normal
    II. Meaning in the Text
    Below are phrases from the text. Circle the correct meaning of the underlined word.
  4. “…the opportunities then afforded him for displaying his new clothes”
    A. paid for B. removed from C. gave D. helped
  5. “…as of any other king or emperor, one is accustomed to say, “he is sitting in council”
    A. in the habit B. never C. hopeful D. determined
  6. “…the wonderful property of remaining invisible”
    A. land B. magic C. skill D. quality
  7. “in order that they might begin their work directly.”
    A. carefully B. right away; immediately C. pleasantly D. slowly
  8. “…affected to work very busily”
    A. pretended B. began C. jumped D. planned
    1) Read and answer:
    Fun facts about fruits.
  • Bananas are berries, but strawberries aren’t.
  • Kiwis contain twice as much Vitamin C as oranges.
  • Papayas help strengthen your bones.
  • A watermelon contains 92% of water. The rest is sugar.
  • A tomato is a red fruit. Red fruits help keep your heart strong.
  • Oranges are native to Asia.
    1) Read the interesting facts and choose the ones that are true about fruits.
    a) Watermelons and tomatoes are red fruits that help the heart.
    b) Strawberries are red berries.
    c) Kiwis are rich in Vitamin C.
    d) Watermelons have sugar.
    2) Read the text and choose the correct option.

In The Kitchen

My name is Peter. I’m from The U.S.A. I’m a chef. Thanksgiving is an American celebration at the end of
November. In my restaurant we cook this special meal every year. Families from all around the world come
here and I cook a big turkey, corn, carrots, potatoes, bread, pumpkin pie and apple pie for Thanksgiving.
a) Chicken is the symbol of Thanksgiving.
b) Only American families eat on Thanksgiving.
c) Thanksgiving is a dish.
d) Turkey, corn, carrots, and ice cream are desserts.
e) Peter works in a restaurant on Thanksgiving.

3) Choose the fruit that we eat as a vegetable.
a) Strawberry.
b) Cauliflower.
c) Grapes.
d) Tomato.
e) Broccoli.
f) Blueberries.
g) Carrot.

CIÊNCIAS

TAREFA :

📣Em nossa última aula trabalhamos sobre relações ecológicas.

🌼🐇Trabalho de relações ecológicas: nesse arquivo você está
recebendo um questionário sobre os temas trabalhados até agora em
sala de aula. Você deve imprimir e responder às perguntas
solicitadas.🔍 Preste atenção ao preencher!

📋Apostila: faça as seguintes atividades da sua apostila de Ciências: página 24 e 25.

📖Caderno de Atividades: Responda às seguintes questões do Caderno de Atividades de Ciências:
página 05 a 13 (questões: de 01 a 20).

💬Todo conteúdo aqui exposto já foi trabalhado em aula, portanto, para auxiliar nos seus estudos você pode utilizar seu
caderno, as páginas da Apostila de Ciências: 02 a 23, além de complementar utilizando a internet.
💬Todas as atividades propostas nessas orientações são passíveis de avaliação.

TRABALHO – RELAÇÕES ECOLÓGICAS

01 – Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações abaixo:
A) Relação entre indivíduos em que nenhum dos indivíduos se prejudica denomina-se: Harmônica ( );
B) Relação entre indivíduos em que nenhum dos indivíduos se prejudica denomina-se: Desarmônica ( );
C) A Relação interespecífica é entre indivíduos de espécies diferentes ( );
D) A Relação intraespecífica é entre indivíduos da mesma espécie ( );
E) Colônias: formadas por vários seres vivos de espécies diferentes que ficam agrupados, como corais ( );
F) Mutualismo: Relação de indivíduos de espécies diferentes em que um vive sem o outro, como líquens ( );
02 – Relacione as colunas dos indivíduo 1 e 2 quanto ao benefício (+ ou 0) ou prejuízo (-), se a relação é
Harmônica(H) ou Desarmônica(D) e se é uma relação Interespecífica(IE) ou Intraespecífica(IA):
Tipo de Relação

Indivíduo 1 Indivíduo 2 Harmônica XDesarmônica Intraespecífica X Interespecífica.

Canibalismo
Colônia
Comensalismo
Competição
Competição
Inquilinismo
Mutualismo
Parasitismo
Predatismo
Protocooperação
Sociedade

03 – Relacione os conceitos com os significados nas colunas a seguir:
(1) Biosfera ( ) composição de seres vivos e fatores abióticos;
(2) Ecossistema ( ) conjunto de indivíduos de uma mesma espécie;
(3) Habitat ( ) indivíduos que podem cruzar entre si, gerando sucessores férteis.
(4) Comunidade ou ( ) local específico onde residem os seres vivos;
(5) População ( ) composição de ecossistemas;
(6) Espécie ( ) conjunto de espécies variadas;

04 – Explique a diferença entre mimetismo e camuflagem:





05 – Dê exemplos de: estratégia de defesa/ estratégia de reprodução/ estratégia de alimentação e estratégia
de Manutenção da temperatura:





Boa Sorte!

LÍNGUA PORTUGUESA

TAREFA :

1- Sublinhe os sujeitos das orações.
a) O Flamengo, o Fluminense, o Botafogo e o Vasco não querem jogar o campeonato carioca.

b) O monte Himalaia fica na Asia.

c) Nós queremos compras os ingressos do show.

d) As meninas e os meninos estão jogando futebol juntos.

e) Os carros, os caminhões e as motos devem estar atentos as regras de trânsito.

2– Sublinhe os sujeitos, se houver, e classifique os em: simples, composto, elíptico, indeterminado e
oração sem sujeito.
a) Há dois quilômetros atrás acelerei.





b) A Joana foi importante na construção do roteiro.





c) Roubaram os livros da biblioteca.
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira
Disciplina: Língua Portuguesa – Professor: Filipe Hahn Data: //_ Turma:
7° ano.
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro





d) O jogo de xadrez, de gamão e dama são jogos de tabuleiros.





e) Jogamos futebol a tarde toda.




ARTES

TAREFA :

Atividade para entregar:
A partir do estudo da página 13, pesquisar imagens de Catedrais Góticas,
escolher uma de sua preferência e realizar um desenho, o mesmo pode
ser pintado com lápis de cor ou sombreado com lápis grafite, para este
desenho é interessante utilizar a régua e ficar atento aos detalhes.