MATEMÁTICA

TRABALHO:

Atividade avaliativa de matemática – Equações trigonométricas I e II

1) Calcule o valor de X nos seguintes triângulos retângulos:

2) Sabendo que um dos catetos de um triângulo retângulo mede 8 metros, e o
outro cateto mede o dobro da metade deste primeiro cateto, descubra o valor
da hipotenusa deste triângulo.

3) Um construtor encostou uma longa escada em um edifício para realizar uma
manutenção. Este construtor constatou que a medida do edifício ao pé da
escada é de 12 metros. Além disso, ele sabe que sua escada mede 20 metros.
Qual é a altura em que a manutenção será realizada?

4) Um avião levanta voo sob um ângulo constante de 45°. Após percorrer 2000
metros em linha reta, qual será a altura atingida pelo avião?

5) Considerando um triângulo retângulo com um de seus catetos medindo 8 cm, e
o ângulo oposto a este cateto de 30°, determine a medida da hipotenusa e do
outro cateto.

Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira

Profº (a): Julio Cesar Medeiros Filho
Disciplina: Matemática Data: ___/____/_____
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro

6) Analise a seguinte figura e determine o comprimento do corrimão:

7) Um cliclista acrobático vai atravessar de um prédio ao outro com uma bicicleta
especial, percorrendo a distância sobre um cabo de aço, como demonstra o
esquema a seguir. Qual é o comprimento do cabo?

MATEMÁTICA

TAREFA:

Apostila
 Página 5, 6, 7, 8, 9, 10: leitura
 Página 11: exercícios 1, 2


 Livro de atividades
 Página 4, 5, 6: exercícios 1, 3, 4, 5


 Lista de exercícios
 Lista de exercícios em anexo ao e-mail: resolver todas as questões da
lista de exercícios

QUÍMICA

TAREFA :

PESQUISE
01.  Considere o texto abaixo.
¨Nas condições ambiente, parafina e naftalina são . .I . . 
cujas moléculas são constituídas de carbono e .. II . . .
São compostos pertencentes a   função  orgânica . . III
Para completá-lo corretamente, as lacunas I, II e III
devem ser preenchidas, respectivamente, por:
a) sólidos – hidrogênio – hidrocarboneto
b) líquidos – oxigênio – álcool
c) gases –  oxigênio – álcool
d) sólidos – hidrogênio – álcool
e) líquidos – oxigênio – hidrocarboneto

PESQUISE 02. Qual dentre as seguintes afirmações
está INCORRETA?
a) O nome “parafina” pode ser atribuído como sinônimo
de alcanos.
b) Alcanos contém somente ligações sigma
c) Alcanos não contém ligações duplas ou triplas
d) A fórmula geral dos alcadienos ramificados é C n H 2n+2.
e) Os alcanos têm a fórmula geral C n H 2n+2, sem exceção.

3.(UFPA) O linalol, substância isolada do óleo de
alfazema, apresenta a seguinte fórmula estrutural:

Essa cadeia carbônica é classificada como:
a) acíclica, normal, insaturada e homogênea.
b) acíclica, ramificada, insaturada e homogênea.
c) alicíclica, ramificada, insaturada e homogênea.
d) alicíclica, normal, saturada e heterogênea.
e) acíclica, ramificada, saturada e heterogênea.

  1. (UNA-MG) A cadeia

a) aberta, heterogênea, saturada e normal.
b) acíclica, homogênea, insaturada e normal.
c) acíclica, homogênea, insaturada e ramificada.
d) alifática, heterogênea, ramificada e insaturada.
e) cíclica, aromática.
JUSTIFIQUE A OPÇÃO ESCOLHIDA.

  1. O cubano é uma substância que não existe na
    natureza e foi artificialmente sintetizada em 1964. Sua
    estrutura é:

Determine a fórmula molecular dessa substância.

  1. O benzeno, C 6 H 6 , é um hidrocarboneto … . A melhor
    opção para completar a lacuna é:
    a) Aromático e saturado.
    b) Aromático e insaturado por 2 duplas ligações.
    c) Alicíclico insaturado por 2 duplas ligações.
    d) Alicíclico saturado.
    e) Aromático e insaturado por 3 duplas ligações.
  2. Relativamente ao composto de fórmula estrutural
    H 3 C – CH 2 – CH 2 – CH 3 , considere as afirmações:
    I. é um composto que contém heteroátomo.
    II. apresenta somente carbonos primários em sua
    estrutura.
    III. apresenta uma cadeia carbônica normal.
    IV. tem fórmula molecular C 4 H 10
    São corretas somente:
    a) I, III e IV b) II, III e IV c) I e II d)
    III e IV e) I e III
    08- A acrilonitrila,  CH 2   =  CH – CN, tem cadeia
    carbônica:
    a) cíclica e heterogênea
    b) acíclica e ramificada
    c) heterogênea e ramificada
    d) normal e saturada
    e) homogênea e insaturada
  3. U.F. Juiz de Fora-MG A cefalexina (medicamento
    genérico – Lei 9787/99) é um antibiótico usado para
    amigdalite, faringite, infecção articular, infecção da pele
    e dos tecidos moles, infecção urinária e pneumonia.
    Esse composto pode ser representado pela estrutura a
    seguir:

a) Escreva a fórmula molecular da cefalexina.
b) Quantos anéis aromáticos estão presentes na
estrutura apresentada?

FÍSICA

TAREFA :

1-Suponha uma corda de 10 m de comprimento e massa igual a 500 g. Uma força de intensidade 300 N a
traciona, determine a velocidade de propagação de um pulso nessa corda.

2-Uma determinada fonte gera 3600 ondas por minuto com comprimento de onda igual a 10 m. Determine
a velocidade de propagação dessas ondas.

3-Um fio metálico de 2m de comprimento e 10g de massa é tracionado mediante uma força de 200N.
Determine a velocidade de propagação de um pulso transversal nesse fio.

4-Em dezembro de 2004 um terremoto no fundo do oceano, próximo à costa oeste da ilha de Sumatra, foi
a perturbação necessária para a geração de uma onda gigante, um “tsunami”. A onda arrasou várias ilhas
e localidades costeiras na Índia, no Sri Lanka, na Indonésia, na Malásia, na Tailândia, dentre outras. Um
“tsunami” de comprimento de onda 150 quilômetros pode se deslocar com velocidade de 750 km/h.
Quando a profundidade das águas é grande, a amplitude da onda não atinge mais do que 1 metro, de
maneira que um barco nessa região praticamente não percebe a passagem da onda. Quanto tempo
demora para um comprimento de onda desse “tsunami” passar pelo barco?
5-Um menino, balançando em uma corda dependurada em uma árvore, faz 20 oscilações em um minuto.
Pode-se afirmar que seu movimento tem
a) um período de 3,0 segundos.
b) um período de 60 segundos.
c) uma frequência de 3,0 Hz.
d) uma frequência de 20 Hz.
6-Qual a freqüência do som, em Hz, cuja onda tem 2,0m de comprimento e se propaga com uma
velocidade de 340m/s?

7-Uma onda periódica transversal se propaga numa mola, onde cada ponto executa uma oscilação
completa a cada 0,20s. Sabendo-se que a distância entre duas cristas consecutivas é 30cm, pode-se
concluir que a velocidade de propagação dessa onda é, em m/s, igual a:

8-Determinada emissora de rádio transmite na freqüência de 6,1 megahertz (6,1 MHz = 6,1·10 6  Hz). A
velocidade da luz no ar é 3,0·10 8  m/s. Para sintonizar essa emissora necessitamos de um receptor de
ondas curtas que opere na faixa de:

9- Um pêndulo demora 0,5 segundo para restabelecer sua posição inicial após passar por todos os pontos
de oscilação, qual sua frequência?
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº (a): Elaine de Almeida
Disciplina: Física Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro

10-Uma onda tem freqüência de 10Hz e se propaga com velocidade de 400m/s. Qual o seu comprimento
de onda?

11-Quando uma corda de violão é colocada em vibração, gera no ar em sua volta uma onda sonora que
caminha com velocidade média de 340 m/s. Se uma corda vibrar com freqüência de 510 Hz, qual será o
comprimento da onda sonora que se propagará no ar?

12-O gráfico abaixo representa uma onda que se propaga com velocidade igual a 300m/s.

Determine: a amplitude, o comprimento de onda, a freqüência e o período da onda.

PORTUGUÊS

TAREFA :


1) Faça um diagrama dos aspectos da comunicação apresentando os seis elementos bem como seus nomes (a tabela
que seria utilizada na prova)
2) Explique cada uma das seis funções da linguagem
3) Apresente pelo menos um exemplo de cada função da linguagem – para isso você pode copiar e colar textos da
internet integralmente.
4) O que são variações linguísticas?
5) Quais são as quatro variações linguísticas que temos? Explique seu funcionamento e apresente exemplos.
6) O que diferencia o pré-modernismo do modernismo?
7) Quais as características comuns dos autores do pré-modernismo?
8) Quais as características de Monteiro Lobato?
9) O que Lobato queria dizer com a frase ‘ele não é assim, está assim’?
10) Quem é o herói nacional de Monteiro Lobato?
11) Quais as principais características de Augusto dos Anjos?
Os exercícios podem ser feitos com o auxílio do livro didático, utilizando os conteúdos presentes nas páginas 7 a 16 do
livro de língua portuguesa e 9 a 15 de literatura e devem ser feitos em folha separada.
As respostas que se tratarem de cópia de outros textos salvo os exemplos solicitados serão anuladas.

GEOGRAFIA

TAREFA :

Trabalho de pesquisa:
1 – Com base na pesquisa realizada e nos seus conhecimentos:
Aponte a energia não renovável mais nociva ao planeta. Justifique a sua resposta.
Obs: Cite as fontes de pesquisa no rodapé da página.





















5) O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável
desde a última metade do século passado. Os motivos são vários:
eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do
setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.;
porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas.
Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de
imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do
grego – xénos: “estrangeiro”; e phóbos: “medo”).
As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas,
raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo,
é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os
nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

5) Sobre as capitanias hereditárias:
a) O que eram?



b) Por qual motivo foram criadas?



c) Quais as únicas capitanias hereditárias que prosperaram economicamente? E por que elas conseguiram
se
desenvolver?_________________________________________________________________





INGLÊS

TAREFA :

Possessive Pronouns
1) Read the cartoon and choose the correct option.
I. The word “your” refers to the teacher.
II. The word “your” refers to hands.
III. The word “your” is a personal pronoun.
IV. The word “your” is a possessive adjective.
a) Sentences I and II are correct.
b) Sentences I and III are correct.
c) Sentences II and III are correct.
d) Sentences I and IV are correct.

2) Read the cartoon again and choose the option that shows a possessive adjective, like “your” in
“Raise your hands”.
a) me b) mine c) my d) myself
3) Read the sentences and fill in the blanks with the possessive adjective related to the words in bold.
a) Lucy visited ______ uncle last summer.
b) Sam and Adam are planning ______ next vacation. 
c) The Pyramids have ______ foundation buried deep below the sand. 

d) Donald keeps ______ passport in a folder with other documents. 
e) Susan and I made__________________ decision on where to go.
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº: (a): Adriele Lopes
Disciplina: Inglês Série: 3° ano do Ensino Médio Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro – CONFIANÇA GERA CONFIANÇA

Read and answer the questions below:
1) Syria: More Antiquities Destroyed by ISIS in Ancient City of Palmyra
The Islamic State has blown up three ancient funeral towers in the city of Palmyra, Syria’s antiquities chief,
Maamoun Abdulkarim, said Friday, continuing the destruction of a World Heritage site that Unesco has
condemned as a war crime. The militants, who had already destroyed two Roman-era temples in the city, blew
up the tombs, which date from between A.D. 44 and 103, Mr. Abdulkarim said. The towers were sandstone
constructions built to hold the remains of the old city’s richest families. Islamic State fighters, who seized
Palmyra from the control of the Syrian government in May, had blown up the Temple of Baal and the Temple
of Baalshamin in recent weeks, according to a United Nations analysis of satellite images.
Reference: Syria: More Antiquities Destroyed by ISIS in Ancient City of Palmyra. (2015, September 4). Retrieved September 7,
2015, from http://www.nytimes.com/2015/09/05/world/middleeast/syria-more-antiquities-destroyed-by-isis-in-ancient-city-of-
palmyra.html?ref=topics

É INCORRETO afirmar com base no texto acima que:
a) As torres destruídas pelo grupo terrorista guardavam os restos mortais de membros das famílias mais ricas
da cidade.
b) A Unesco considera a ação dos militantes do Estado Islâmico um crime de guerra.
c) A destruição dos templos da época romana é um evento mais recente do que a destruição das torres
funerárias na cidade de Palmyra.
d) A tecnologia tem auxiliado a identificação de ataques terroristas.

2) Who Painted the Meidum Geese?
ENNA, SICILY – Francesco Tiradritti of Kore University of Enna and director of the Italian archaeological
mission to Egypt thinks that the Meidum Geese, a painting supposedly found in a tomb near the Meidum
Pyramid in 1871 by Luigi Vassalli, may be a forgery. Vassalli is credited with removing the painting, now
housed in the Egyptian Museum in Cairo, and putting it in the Museum Bulaq, where he was a curator. The
painting depicts three kinds of geese: white-fronted geese, bean geese, and red-breasted geese. Tiradritti told
Live Science that when he realized that the bean goose and the red-breasted goose were unlikely to have been
seen in Egypt, he took a more critical look at the painting, considered by many to be a masterpiece of
Egyptian art. He found that some of the colors in the painting are unique, and the way that the geese are
drawn, so that they appear to be the same size, is also unusual. The ancient Egyptians drew animals and
people in different sizes, sometimes in order to convey their importance. Tiradritti adds that the cracks in the
painting “are not compatible with the supposed ripping of the painting from the wall.” He thinks the geese
were painted by Vassalli, who was a trained artist. “The only thing that, in my opinion, still remains to
ascertain is what was (or ‘is’) painted under them. But that can be only established through a noninvasive
analysis,” he said.

(Adapted from: <www.archaeology.org/3135-150401-egypt-meidu>. Accessed on: April 1st 2015.)
(UNICENTRO – PR) The Meidum Geese is

a) a famous Egyptian painting which was found in a tomb in 1871.
b) an 1871 Egyptian famous painting which is being taken back to the Egyptian Museum in Cairo.

c) an important Sicilian painting which is now in the Egyptian Museum in Cairo.
e) an ancient sacred Egyptian painting which is being restored by Vassali.
3) About the same text in exercise 2 answer: (UNICENTRO – PR) At the end of the text, Francesco
Tiradritti suggests that a noninvasive analysis should be made in the Meidum Geese painting. Why?
a) Because it is an ancient painting and it needs to be restored.
b) Because he is in doubt concerning the date the Meidum Geese was painted.
c) Because he thinks the original painting is painted under the Meidum Geese.
d) Because he thinks the original painting was stolen from the tomb.
e) Because he thinks it was not Vassali who painted the Meidum Geese.
4) About the same text in exercise 2 answer: (UNICENTRO – PR) Pronouns are elements of reference,
avoiding repetition of words. Reread the following sentences extracted from the text.
…so that they appear to be the same size, is also unusual.
The ancient Egyptians drew animals and people in different sizes, sometimes in order to convey their
importance.
The only thing that, in my opinion, still remains to ascertain is what was (or ‘is’) painted under them.
IDENTIFY THE WORDS THE PRONOUNS UNDERLINED REFER TO.
a) colors; sizes; geese.
b) cracks; ancient Egyptians; analysis.
c) cracks; animals and people; analysis.
d) geese; animals and people; geese.
e) geese; sizes; painting.
5) About the same text in exercise 2 answer:
In the sentence “[…] sometimes in order to convey their importance.”, the importance is

a) ours. b) theirs. c) his. d) its.

6) Brazil’s oldest bird fossil
The animal had feathers, the size and the delicacy
of a hummingbird, but with some crucial differences: a
beak full of teeth and a pair of huge tail feathers, for
example. It is Brazil’s oldest bird, whose fossil remains
5 date back to 115 million years ago, and was discovered

in the interior of the State of Ceará.
There were already indications that birds, or maybe
feathered dinosaurs, had lived in the area currently known
as Chapada do Araripe because isolated feathers had
10 been found before in the rocks of the region. The new
fossil, however, should bring much more accurate data
on the evolution of birds, as the entire animal is preserved
with articulated skeleton, soft tissues (like tendons),
feathers and pigments.
15 The fossil discovery is described in an article in the
scientific journal “Nature Communications”, written by a
group of Brazilian and Argentine paleontologists led by
Ismar Carvalho, from the Federal University of Rio de
Janeiro, and Fernando Novas, from the Argentine Museum
20 of Natural history.
Carvalho explains that, for now, the team chose
not to give a formal scientific name to the fossil. For the
time being, it is certain the animal belongs to the group
Enantiornithes, primitive birds characterized, in most
25 cases, by the presence of teeth, which show that they
are “daughters” of carnivorous dinosaurs. Enantiornithes
have no living descendants today – modern birds descend
from another group: the Euornithes.
Brazil’s northeastern plateau is rich in spectacularly
30 preserved fossils, in particular those of pterosaurs (flying
reptiles), but this is the first bird found there and the

most complete of all Gondwana supercontinent, which
incorporated South America, India, Africa and Antarctica
in the era of the dinosaurs.
BRAZIL’S oldest bird fossil. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/internacional/em/scienceandhealth/2015/06/1637306-brazils-oldest-
birdfossil-found-in-ceara.shtml>. Acesso em: 8 maio 2016. Translated by Juliana Calderari.

(UNIT – SE) Fill in the parentheses with T (True) or F (False).
About the bird fossil discovered in Ceará, it’s correct to say:
( ) It was a very small bird.
( ) Its tail feathers were big.
( ) It’s over a hundred million years old.
( ) Its beak was just like the one of now-existing humming birds.
The correct sequence, from top to bottom, is:
a) T T T T b) F T T F c) F F F T d) T F F T e) T T T F

7) About the same text in exercise 6 answer: “Enantiornithes have no living descendants today” ( l. 26-27 )
This sentence can be exactly rephrased as

Enantiornithes _ living descendants today.

 
The alternative that completes this blank correctly is:
a) mustn’t have had many.
b) can’t have lots of.
c) didn’t use to have.
d) have a few.
e) don’t have any.

8) About the same text in exercise 6: Read the sentences about the text and rewrite them using
possessive pronouns to replace the words in bold.
a) The animals had feathers like a hummingbird, but their feathers were huge. 

The animals had feathers like a hummingbird, but __ were huge.

b) The Euornithes have living descendants, while the Enantiornithes do not. Their descendants are all dead. 
The Euornithes have living descendants, while the Enantiornithes do not. __ are all dead.

c) Carvalho wrote some other articles alone. His articles were also published.

Carvalho wrote some other articles alone. __ were also published.

d) Most birds’ mouths have no teeth. But our mouth has. 

Most birds’ mouths have no teeth. But __ has.

9) Read the sentences and rewrite them using possessive pronouns, as in the example:
 
a) My sister has pictures of Christ the Redeemer. 
The pictures of Christ the Redeemer are hers.
b) My brother has a magazine about ancient cultures. 
__________________________________________________________________________.
c) Our parents have a camera in the attic. 
__________________________________________________________________________.
d) Monna and I have tickets to Barbados. 
__________________________________________________________________________.