REDAÇÃO

TAREFA :

1- Escreva um texto expositivo informativo com no mínimo 15 linhas, com o tema: A crise econômica seus motivos e consequência. O
texto deve conter introdução, ou seja, que a assunto vi ser tratado e de que forma. Lebre o texto é expositivo por isso só há divulgação de
informações. Deve haver um desenvolvimento, onde estão as informações, assim como uma conclusão onde estarão as possíveis
consequências da crise economica. Faça uma pesquisa para colher informações. E coloque no fim de seus texto sua fontes de pesquisa. Por
exemplo coloque o site que você por um acaso tenha acessado.





MATEMÁTICA

TAREFA:

Apostila
 Página 12: exercícios 1, 2, 3, 4, 5 (somente letra a)


 Livro de atividades
 Página 3, 4, 5, 6, 7, 8: exercícios 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 14, 15,
16, 17

QUÍMICA

TAREFA:

As questões 01 e 02 devem ser respondidas com base no texto seguinte.

“Mar Morto, um nome justificado

O que se conhece como Mar Morto, na verdade, é um lago situado na fronteira da Jordânia com Israel formado há milhares de anos. O lago tem tão alta concentração de sais – cloretos de sódio e de potássio, sais de bromo e magnésio – que por destilação de um (1) litro de sua água obtemos 250 gramas de sais e 940 mililitros de água pura. Este fato impossibilita o ressurgimento e  manutenção de qualquer tipo de vida no lago, daí seu nome.”

Adaptado de Globo Ciência, Ano 3, número 35 

01.  A alta concentração de sais na água do Mar Morto, conforme o texto, é de:

  1. 0,25 Kg/L               b) 0,75 Kg/L           c) 1,25 Kg/L            d) 25 Kg/L           e) 75 Kg/L

cálculos:

02. Determine a densidade da água do Mar Morto. Considere que 1 litro de água pura tem a massa de um quilograma.

  1. 2,25 Kg/L             b) 1,25 Kg/L              c) 1,19 Kg/L           d)1,00 Kg/L                 e) 0,75 Kg/L

cálculos:

03.

Ao  analisar o gráfico acima, percebe-se que

a) a solubilidade do KCℓ é maior que a do KBr.   

b) à medida que a temperatura aumenta a solubilidade diminui.   

c) a solubilidade do KBr é maior que a do KCℓ.   

d) quanto menor a temperatura, maior a solubilidade.   

e) o KCℓ apresenta solubilização exotérmica.   

04. Um rio nasce numa região não poluída,atravessa uma cidade com atividades industriais,das quais recebe esgoto e outros efluentes,e desemboca no mar após percorrer regiões não poluidoras. Qual dos gráficos a seguir mostra o que acontece com a concentração de oxigênio (O2) dissolvido na água, em função da distância percorrida desde a nascente? Considere que o teor de oxigênio no ar e a temperatura sejam praticamente constantes em todo o percurso.

05. O coeficiente de solubilidade do NaCl a 0°C é 350g/1000g de água. Uma solução que contém 69g de NaCl dissolvidos em 200g de água a 0°C é saturada ou insaturada?

cálculos:

O gráfico a seguir representa as curvas de solubilidade de várias substâncias:

Com base nesse gráfico, responda às questões 06 a 08.

06. Considerando apenas as substâncias NaNO3 e Pb(NO3)2,qual delas é a mais solúvel em água,a qualquer temperatura?

07. Aproximadamente a qual temperatura a solubilidade do KCl e do NaCl são iguais?

08. Compare as solubilidades das substâncias KNO3 e NaNO3 a 68 ºC,abaixo e acima dessa temperatura.

09. Qual a massa de uma solução saturada de NaNO3 a 20 ºC obtida a partir de 500 g de H2O?

cálculos:

10. O coeficiente de solubilidade de um sal é de 60 g por 100 g de água a 80 ºC.

Determine a massa em gramas desse sal, nessa temperatura, necessária para satura 80 g de H2O

cálculos:

FÍSICA

TAREFA :

1-Uma solução cuja densidade é de 1150 g/L foi preparada, dissolvendo-se 160 g de NaOH em 760
cm 3  de água. Determine respectivamente a massa da solução obtida e seu volume. (Dado: densidade da
água = 1,0 g/cm 3 ):
a) 160 g e 0,14 mL.
b) 760 g e 0,66 mL.
c) 920 g e 0,8 mL.
d) 160 g e 0,21 mL.
e) 920 g e 800 mL.
2-Qual a densidade em g/cm 3  de uma solução de volume igual a 5 L e massa de 4000 g:
a) 0,08
b) 0,8
c) 8
d) 80
e) 800
3-(FMU-SP) Um vidro contém 200 cm 3  de mercúrio de densidade 13,6 g/cm 3 . A massa de mercúrio contido
no vidro é:
a) 0,8 kg
b) 0,68 kg
c) 2,72 kg
d) 27,2 kg
e) 6,8 kg
4-Para pregar um prego numa parede, aplica-se uma martelada que transmite ao prego uma força de 50
N. A área de contato da ponta do prego com a parede é de 0,2 mm 2 . Calcule a pressão exercida sobre a
parede no instante da martelada.
5-Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de partículas indicado ao lado.

6-(Unifor-CE) Um tijolo de peso 32 N tem dimensões 16 cm x 8,0 cm x 4,0 cm. Quando apoiado em sua
face de menor área, qual a pressão, em atm, que ele exerce na superfície de apoio?
7- Uma solução foi preparada misturando-se 30 gramas de um sal em 300 g de água. Considerando-se
que o volume da solução é igual a 300 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de:
a)10,0
b) 1,0
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº (a): Elaine de Almeida
Disciplina: Física Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro

c) 0,9
d) 1,1
e) 0,1
8-Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm 3  e
volume igual a 25 cm 3 .
a) 5 g
b) 45 g
c) 85 g
d) 300 g
e) 500 g
9- Considere um conjunto de três pontos materiais definidos  por m (x, y), onde m representa a massa
em kg e x e y as coordenadas cartesianas, em metros. P 1  = 2 (0,-1); P 2  = 1 (1, 0); P 3  = 2 (2, 6). O centro de
massa do sistema dado, no gráfico, pelo ponto:

10- Considere a porta OABD indicada na figura. Metade da porta é de vidro e metade de madeira. A
massa do vidro é 3/5 da massa da madeira.

As coordenadas do centro de gravidade da porta são:

PORTUGUÊS

TAREFA :

O que é um “tópico frasal” e pra que ele serve?
1) Identifique o tópico frasal dos textos abaixo e depois resuma seu desdobramento:
texto 1
“Os conhecimentos acumulados sobre a leitura constituem hoje, provavelmente, um dos domínios mais vigorosos da
psicologia. Temos não só uma ideia relativamente precisa do que supõe o ato de ler, como também do processo – longo
e complexo – que nos permite chegar a ser leitores competentes.”
texto 2
“ouvir Ludmilla cantar pagode foi o fato mais surpreendente de 2020 na música popular brasileira. Muito
provavelmente sem pensar, Lud se reinventou. E mais: Ludmilla entrou em um mercado dominado por homens, assim
como era a música sertaneja até meados da última década.”
texto 3
“parece até que faltou organização: em determinado momento, quando o presidente da Activision subiu ao palco, o
microfone dele ficou desligado — e o áudio que saiu era o da cabine de transmissão, inclusive com alguém avisando “O
microfone dele não tá ligado!”. Claro que virou piada.”
2) Explique quais são os três modos verbais e apresente pelo menos 2 exemplos de cada.
3) Quais são os contextos de surgimento do Romantismo e como eles influenciaram a escola literária romântica?
4) Quais as principais características do romantismo?
5) O que é “idealização”?
6) Quais eram as características do romantismo ligado ao “mal do século”?
Copie e cole três exemplos diferentes de poemas românticos relacionados ao “mal do século” e exponha as
características que os definem como tal.
Os exercícios podem ser feitos com o auxílio do livro didático, utilizando os conteúdos presentes nas páginas 5 a 29 do
livro de língua portuguesa e 7 a 15 de literatura e devem ser feitos em folha separada.
As respostas que se tratarem de cópia de outros textos salvo os exemplos solicitados serão anuladas.

GEOGRAFIA

TAREFA :

Trabalho: Teorias demográficas
1 – Com base nos seus conhecimentos:
Aponte a teoria demográfica que você considera que mais condiz com a atual realidade. Justifique a sua
resposta elaborando um texto argumentativo.





















5) O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável
desde a última metade do século passado. Os motivos são vários:
eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do
setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.;
porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas.
Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de
imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do
grego – xénos: “estrangeiro”; e phóbos: “medo”).
As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas,
raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo,
é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os
nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

5) Sobre as capitanias hereditárias:
a) O que eram?



b) Por qual motivo foram criadas?



c) Quais as únicas capitanias hereditárias que prosperaram economicamente? E por que elas conseguiram
se
desenvolver?_________________________________________________________________





INGLÊS

TAREFA :

Read and answer:
1) A figura do Uncle Sam sempre está relacionada à convocação de soldados americanos para a guerra.
As duas figuras acima estão fazendo essa convocação, porém de maneiras diferentes. Considerando que
os dois cartazes indicam uma ordem, a expressão utilizada em um desses cartazes que torna a ordem
mais educada é:
a) “Speak English”.
b) “Want you”.
c) “Please”.
d) “Speak”.
e) “Want”.

2) (UNICENTRO – PR) Read the following advertisement.

Based on the advertisement, assign T (true) or F (false) to the following statements.
( ) The ad intends to raise awareness of the severe consequences of making use of alcohol and driving.
( ) It is possible to infer that both body parts and car parts are easily replaceable items.
( ) Despite advances in technology, prostheses will never compare to real body parts.
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº: (a): Adriele Lopes
Disciplina: Inglês Série: 2° ano do Ensino Médio Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro – CONFIANÇA GERA CONFIANÇA

( ) We may conclude that prostheses have developed so much that they look just like real body parts.
( ) The ad implies that, in car crashes, the most frequently injured body parts are the feet and legs.
Choose the alternative that shows, top-down, the correct sequence.
a) T, T, F, T, F. b) T, F, T, F, F. c) T, F, F, T, T. d) F, T, F, F, T. e) F, F, T, T, T.

3) Enumarete the sentences:
a) I’m trying to find a job in marketing.
b) The Super Bowl half-time show is about to start!
c) Can I make a snack, mom?
d) I need some money!
e) My dog ran away two days ago and we can’t find it.

( ) Put up a sign in the neighborhood.
( ) Read the ads in the newspaper.
( ) Do not change channels now!
( ) Advertise your old video game.
( ) Sure, but don’t use the oven!

4) Read the text and choose the 3 correct options:

a) The text implies the verb “put”.
b) The text implies the imperative.
c) The text implies an advice.
d) The text implies an order.
e) The text implies the verb “create”.

5) “Shop now” is in the imperative mood. Read the sentences and choose the ones (3 sentences) in the
imperative mood.
a) Drink all your juice.
b) Organize your bedroom before dinner.
c) Doing sports is good for your health.
d) What an amazing sale!
e) Get the shampoo, please.

6) (UNP – RN) The picture beside is part of a Canadian campaign launched this year called
“#Saysomething”. Analyze it carefully and mark the right choice:

a) It is a campaign about Sexual Harassment.
b) It is a campaign about Domestic Violence.
c) It is a campaign about Sexual Assault.
d) It is a campaign about Internet Violence.

Part 2: Reading Comprehension

Endangered Species

Today, some type of animals are an endangered species. This means there are very few animals of that kind
left on Earth. The animals could face extinction. Extinction is when all the animals of that kind die. When a
type of animal is extinct, it is gone forever. One problem for animals is that their habitat is sometimes
destroyed by humans. As human populations increase, more and more space is needed for people. Building
areas for people to live pushed animals out of their natural homes. Forest and swamp habitats are the most
threatened. Trees are cut down to make room for homes and businesses. Swamps are fi lled in so that
neighborhoods can expand. The habitat is destroyed. The animals have nowhere else to go. Without a
habitat, the number of animals begins to go down. Humans must prevent the extinction of animals due to the
loss of their habitat. We have to become more aware of animal populations when considering building and

expansion projects. Other options may not be as convenient, but the survival of the animals needs to be
taken into consideration. Better planning and an awareness of how human actions affect animals can make a
difference. It is still possible to maintain a diverse animal population for future generations to enjoy.
Another major cause of endangerment of animals is overhunting by humans. The practice of shooting
animals as a sport can quickly bring the animals to extinction. This is a worldwide problem. The
governments of countries around the world must unite to agree on laws regarding animals. Some animals
may have large enough populations so hunting will not endanger them. Others must be protected. There is
still hope for animals who are already on the endangered species list. Some organizations are working hard
to recreate habitats for them. Breeding programs are helping animal populations increase. We all have to be
aware and think before we act. The things we do can affect more than just ourselves.

Answer the following questions based on the reading passage. Don’t forget to go back to the passage
whenever necessary to fi nd or confi rm your answers.

1) What would be the result if worldwide laws were passed to protect animal habitats?

______________________________ _______________________________________.

2) Give an example of something that can be done to help keep endangered animals from becoming extinct.

______________________________ _______________________________________.

3) What statement supports the idea that the author believes animals need to be protected?

______________________________ _______________________________________.

4) Based on the article, what does extinction mean?

______________________________ _______________________________________.

5) What is one way that humans affect animal populations?

______________________________ _______________________________________.

Part 3: RESEARCH

Using the Dictionary: Guide Words
All words in a dictionary are listed alphabetically. Guide words at the top or bottom of each page tell what
words are listed on each page. The fi rst guide word tells the fi rst word on the page, the last one tells the last
one on the page.
Example: Word to look up: bramble
The word would appear on the page with the guide words brace and broth because alphabetically bramble is
after brace (bram- comes after brac-) but before broth (bra- comes before bro-).
Circle the letter of correct pair of guide words for each word.

  1. POOL
    A. play police B.poem pot C. prosper pull D. porpoise pout
  2. SAVE
    A. saint salve B. salt saute C. same say D. saw see
  3. JUMP
    A. June just B. join juice C. judge jug D. joke juniper
  4. WASH
    A. waste weep B. watch wax C. wad wart D. wash water
  5. DAWN
    A. dash day B. dart date C. daze dent D. damper David
  6. MONKEY
    A. money monk B. mole mount C. moon most D. more move
  7. COMPRESS
    A. counter crust B. copper corner C. compare comprise D. compute courage
  8. BAGPIPE
    A. bag bear B. bait banter C. bad baffl e D. bang bay
  9. CAR
    A. careful cast B. carry cart C. canter cap D. candle carp
  10. INTERNATIONAL
    A. intense interactive B. internal internist C. interpret interrogate D. intercept intermittent