MATEMÁTICA

TAREFA :

Apostila
 Página 17: exercícios 1, 2, 3, 4
 Página 18, 19 e 20: leitura
 Página 21: exercícios 1, 2, 3, 4


 Livro de atividades
 Página 1 a 11: exercícios 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 18

QUÍMICA

TAREFA:

  1. (Fatec-SP) Considere as misturas:
    I) água e óleo;
    II) água e cloreto de sódio;
    III) água e areia.
    Para separarmos completamente a água devemos usar,
    respectivamente:
    a) funil de separação, destilação simples e filtração.
    b) filtração, destilação simples e funil de separação.
    c) destilação simples, funil de separação e filtração.
    d) filtração, destilação fracionada e decantação.
    e) destilação fracionada, destilação simples e funil de
    separação
  2. (UFSM) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em
    cada afirmação.
    ( ) O ouro 18 quilates é classificado como solução.
    ( ) O ar atmosférico com poeira constitui uma mistura
    homogênea.
    ( ) O granito é um exemplo de mistura heterogênea.
    ( ) O sangue constitui uma mistura homogênea.
    A sequência correta é
    a) V – F – F – V. b) V – F – V – F.
    c) F – V – V – F. d) V – F – V – V.
    e) F – V – F – F.
  3. (UFES) Um sistema constituído de três gases:
    a) é sempre polifásico.
    b) É sempre monofásico.
    c) Pode ser homogêneo ou heterogêneo, dependendo
    da natureza dos gases.
    d) Pode ser monofásico, bifásico ou trifásico,
    dependendo dos gases.
    e) Varia em número de fases, dependendo de gases
    serem substânci
    f) as simples ou compostas.
  4. (PEIES) Nosso planeta está coberto por uma
    camada gasosa, responsável pela existência dos seres
    vivos: a atmosfera. Ela é composta por uma mistura de
    gases que pode ser separada por liquefação fracionada.

Composição do ar seco
Substância % Volume Temperatura de liquefação (ºC)
N 2 78,09 – 195,8
O 2 20,95 – 183,0
Ar 0,92 – 185,8
Outros gases 0,04 —

SILVA, R. E. et al. Química – conceitos básicos. São
Paulo: Ática, 2001, p. 92.

Considerando as três substâncias que estão em maior
percentagem, analise as seguintes afirmações:
I – Apresentam-se como uma mistura homogênea.
II – Contêm uma substância simples e duas substâncias
compostas.
III – Contêm uma só fase.
Está (ao) correta (s)
a) apenas I b) apenas II
c) apenas III d) apenas I e II e) apenas I e III

  1. (UFMG) Os vidros fechados de um automóvel em
    que viajam pessoas, num dia frio, ficam, no interior do
    veículo, cobertos de gotas de um líquido. Esse líquido
    pode ser identificado corretamente como:
    a) água formada pelo hidrogênio e oxigênio do ar.
    b) água produzida pela respiração e pela sudação.
    c) ar liquefeito pelo frio.
    d) fumaça produzida na respiração.
    e) gás carbônico liquefeito produzido na respiração.
  2. Uma mistura de sal e açúcar, observada com uma
    simples lente de aumento, apresenta cristais diferentes.
    Nessas condições, é possível dizer que o sistema é
    constituído por:
    a) uma fase e um componente.
    b) uma fase e dois componentes.
    c) duas fases e um componente.
    d) duas fases e dois componentes.
    e) milhares de fases e dois componentes.
  3. (Ufsm 2004) O gráfico representa a curva de
    resfriamento da água pura à pressão constante de 1
    atm.
Essas figuras mostram as posições de equilíbrio de um
mesmo corpo, quando colocado em recipientes que
contém líquidos diferentes. Os líquidos não são
miscíveis.
Colocando-se os três em um mesmo recipiente, a
posição final de equilíbrio é melhor representada por:

09. (PEIES) Relacione as colunas:

    1 – Fenômeno físico 2 – Fenômeno químico (  ) amassar papel (  ) fazer pão (  ) sublimar iodo (  ) ocorrer apodrecimento de frutas (  ) fundir estanho (  ) formar ferrugem (  ) acender uma lâmpada

A seqüência correta é:

a) 1 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2      b) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1

c) 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1      d) 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 1 – 1

e) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2

10. (UFES) Um sistema constituído de três gases:

  1. é sempre polifásico.
  2. É sempre monofásico.
  3. Pode ser homogêneo ou heterogêneo, dependendo da natureza dos gases.
  4. Pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, dependendo dos gases.

Varia em número de fases, dependendo de gases serem substâncias simples ou compostas

FÍSICA

TAREFA :

1) Efetue a operação: 30,20 m + 0,0012 km + 320 cm

2) Os cientistas estimam a massa do Sol em 2,0 × 10 30 kg. Levando-se em conta que a massa do átomo
de hidrogênio é 1,7 × 10 -27 kg e este elemento é o principal constituinte do Sol, indique a alternativa que
mais se aproxima do número de átomos de hidrogênio existentes no Sol.

a) 1,2 × 10 -57 b) 1,2 × 10 -3 c) 1,2 × 10 3 d) 1,2 × 10 57

3)Uma pessoa percebeu que, durante 10 anos, para acender o seu aquecedor, consumiu uma caixa de
palitos de fósforo a cada mês. Cada caixa apresenta, em média, 40 palitos. Determine a ordem de
grandeza do número de palitos consumidos ao final dos 10 anos.

4) Transforme em quilômetros em notação científica:
a) m3600 b) cm2160000 c) m030, d) dm5780 e) m27600 f) mm5800

5- Um livro de Física tem 800 páginas e 4,0 cm de espessura. A espessura de uma folha do livro vale, em
milímetros:
a) 2,5 . 10 b) 5,0 . 10 c) 1,0 . 10 d) 1,5 . 10 e) 2,0 . 10

6-Uma força de módulo igual a 10 N é aplicada sobre um corpo em um ângulo de 30º, como mostrado na
figura a seguir. As componentes x e y dessa força são iguais a:

7- Um cabo puxa uma caixa com uma força de 30 N. Perpendicularmente a essa força, outro cabo exerce
sobre a caixa uma força igual a 40 N. Determine a intensidade da força resultante sobre o bloco.
8- (UFAL) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante
delas é uma força, de intensidade, em N, igual a:


Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº (a): Elaine de Almeida
Disciplina: Física Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro

9- As células da bactéria Escherichia coli têm formato cilíndrico, com 8 x 10−7 metros de diâmetro. O
diâmetro de um fio de cabelo é de aproximadamente 1 x 10−4 metros. Dividindo-se o diâmetro de um fio
de cabelo pelo diâmetro de uma célula de Escherichia coli, obtém-se, como resultado:
a) 125 b) 250 c) 500 d) 1000 e) 8000
10- (UFRGS) Considere que o corpo de uma determina pessoa contém 5,5 litros de sangue e 5 milhões de
glóbulos vermelhos por milímetro cúbico de sangue. Com base nesses dados, é correto afirmar
que o número de glóbulos vermelhos no corpo dessa pessoa é:
a) 2,75.10 19 b) 5,5.10 10 c) 5.10 11 d) 5,5.10 12 e) 5,5.10 20

PORTUGUÊS

TAREFA :


1) O que é um “tópico frasal” e pra que ele serve?
2) Identifique o tópico frasal dos textos abaixo e depois resuma seu desdobramento:
texto 1
“Os conhecimentos acumulados sobre a leitura constituem hoje, provavelmente, um dos domínios mais vigorosos da
psicologia. Temos não só uma ideia relativamente precisa do que supõe o ato de ler, como também do processo – longo
e complexo – que nos permite chegar a ser leitores competentes.”
texto 2
“ouvir Ludmilla cantar pagode foi o fato mais surpreendente de 2020 na música popular brasileira. Muito
provavelmente sem pensar, Lud se reinventou. E mais: Ludmilla entrou em um mercado dominado por homens, assim
como era a música sertaneja até meados da última década.”
texto 3
“parece até que faltou organização: em determinado momento, quando o presidente da Activision subiu ao palco, o
microfone dele ficou desligado — e o áudio que saiu era o da cabine de transmissão, inclusive com alguém avisando “O
microfone dele não tá ligado!”. Claro que virou piada.”
3) Explique quais são os três modos verbais e apresente pelo menos 2 exemplos de cada.
4) Quais são os contextos de surgimento do Romantismo e como eles influenciaram a escola literária romântica?
5) Quais as principais características do romantismo?
6) O que é “idealização”?
7) Quais eram as características do romantismo ligado ao “mal do século”?
Copie e cole três exemplos diferentes de poemas românticos relacionados ao “mal do século” e exponha as
características que os definem como tal.
Os exercícios podem ser feitos com o auxílio do livro didático, utilizando os conteúdos presentes nas páginas 5 a 29 do
livro de língua portuguesa e 7 a 15 de literatura e devem ser feitos em folha separada.
As respostas que se tratarem de cópia de outros textos salvo os exemplos solicitados serão anuladas.

GEOGRAFIA

TAREFA :

1) Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois
mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências
principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,
a) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas
b) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites
c) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano
d) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.
e) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.
2) O deslocamento do periélio é registrado como um dos movimentos da Terra, mas não é tão lembrado por
dois motivos: não exerce uma influência tão grande sobre a vida no planeta e também por apresentar um
ciclo muito longo, que totaliza os 21 mil anos. Mas, afinal, o que é o periélio?
a) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo.
b) é o movimento aparente da Terra ao longo do universo.
c) é o eixo da translação terrestre.
d) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol.
e) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol.
3) Elabore uma linha do tempo sobre a corrida espacial:




4) Assinale a alternativa que não representa uma função das coordenadas geográficas:
a) localizar os hemisférios de uma determinada área
b) estabelecer noções relativas de distância
c) empreender a proporção entre uma área territorial e sua representação cartográfica
d) encontrar a exata posição de um determinado ponto no mapa

5) O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável
desde a última metade do século passado. Os motivos são vários:
eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do
setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.;
porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas.
Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de
imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do
grego – xénos: “estrangeiro”; e phóbos: “medo”).
As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas,
raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo,
é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os
nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

5) (Udesc) Analise as proposições a seguir sobre as principais características dos modelos de sistemas
astronômicos.
I. Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol e as estrelas estavam incrustados em esferas que giravam
em torno da Lua.
II. Ptolomeu supunha que a Terra encontrava-se no centro do Universo e os planetas moviam-se em círculos,
cujos centros giravam em torno da Terra.
III. Copérnico defendia a ideia de que o Sol estava em repouso no centro do sistema e que os planetas
(inclusive a Terra) giravam em torno dele em órbitas circulares.
IV. Kepler defendia a ideia de que os planetas giravam em torno do Sol, descrevendo trajetórias elípticas, e o
Sol estava situado em um dos focos dessas elipses.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
6) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a “hora inicial”, o ponto a
partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas geográficas. Dessa forma, tudo o que se
encontra a leste de sua localização tem horas e longitudes positivas e, consequentemente, tudo o que se
encontra a oeste tem horas e longitudes negativas.
O texto acima faz referência:
a) à Linha do Equador
b) à Linha Internacional de Data
c) ao Trópico de Câncer
d) à Linha Internacional dos Fusos Horários
e) ao Meridiano de Greenwich

INGLÊS

TAREFA :

Read and answer:
1) “Reading is an art form, and every man can be an artist.”
Edwin Louis Cole

In the sentence above, the word man is referring to:
a) artists
b) readers
c) people
d) writers
2) A teenage girl using an electronic device for reading.
Which device is better suited to read ebooks? […]

The prices of e-readers are constantly going down.
Most popular models […] cost below $100.
[…]
Tablets are usually more expensive than e-readers, but
they are also more versatile. You can use them for other
purposes, such as emails, social media, web browsing, video, or games. They will also let you read ebooks
that are enhanced with images, videos, or interactive elements.
[…]
KOWALCZYK, Piotr. Tablet or e-reader? These 12 questions will help you decide. Available at: <http://ebookfriendly.com/tablet-or-ereader-questionnaire/>.
Accessed on: 6 May 2016.
Take a look at the picture which illustrates the text. The girl is using an electronic device. Choose all options
that correspond to electronic devices. There are 4 opitions.
a) cellphone
b) scanner
c) refrigerator
d) GPS
e) mechanic pencil
f) tablet
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira Profº: (a): Adriele Lopes
Disciplina: Inglês Série: 1° ano do Ensino Médio Data: //_
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro – CONFIANÇA GERA CONFIANÇA

3) Read and answer:

The prices of e-readers are constantly going down.
Most popular models […] cost below $100.
[…]

Tablets are usually more expensive than e-readers, but they are also more versatile. You can use them for other
purposes, such as emails, social media, web browsing, video, or games. They will also let you read ebooks that
are enhanced with images, videos, or interactive elements.
In the text, the word they, in bold, refers to:

a) social media
b) tablets
c) e-books
d) other purposes
4) In the cartoon, the word it refers to:
a) parachute
b) flying
c) bird
d) tree

5)

Ebooks don’t spell the end of literature

E-readers pose no threat to books — quite the opposite, they may
just re-kindle a generation’s love for the written word

 
The other day I was on a train, reading a book. The young woman seated next to me was also reading a book.
We were both enjoying classics of English literature — hers was a Charlotte Brontë novel. The only difference
was that my book was made of paper, and hers of light on the screen of an e-reader.
Books are changing; but are the fundamentals of reading and writing? Seeing a reader gripped by digital Brontë
made me aware that electronic books are giving literacy a new dimension. Many people like this new way of
enjoying a book, and some may prefer it. Look at it this way: since the 1960s when transistor radios and — by

the end of the decade — colour televisions transformed popular culture, every new technological advance has
strengthened the appeal of the sort of media that rivals the book. Music and film, TV and video games: all have
outshone books in technological glamour. Now, suddenly, here is a technological way to read a book. It’s kind
of cool.
I don’t believe this technology will destroy the printed object; real books will never lose their charm. But people
who see today’s new ways of reading as a threat are fantasising. Literacy has been under attack for decades,
from all directions. Reading suffered its worst assault, perhaps, from television. My grandmother used to read
all the time — in fact she was the village librarian — but you wouldn’t find many people in that same village
today with the TV off, their heads in books. It is therefore surely arguable that e-readers are not the destroyers
but the saviours of the book. A generation may return to the written word because of this technology.

Internet: <http://www.theguardian.com> (adapted).

(UnB – GO) Based on the text, check the five correct items.

a) The author believes the TV was harmless to reading.
b) The writer’s grandmother worked in a bookstore.
c) If it weren’t for the e-books, more people would be reading classic literature nowadays.
d) There were more similarities than differences between the author and the young woman on the train.
e) In the excerpt “Music and film, TV and video games: all have outshone books in technological
glamour.”, the main verb contains a prefix.
f) Like the radio and television, e-readers will definitely contribute to reducing the importance of literature.
g) In a way, the advent of the e-books added technological glamour to the way people read books.
h) The author sees the new way of reading books as something interesting.
i) For the author, the problems literature faces are multiple and extend to a period before the advent of e-
books.
6) Based on the text in exercise 5 answer:
The words they on the sentence “E-readers pose no threat to books — quite the opposite, they may just re-
kindle a generation’s love for the written word”, it on the sentences “Look at it this way” and “It’s kind of
cool”, refer respectively to:
a) e-readers, new way of enjoying a book, a technological way of enjoying a book;
b) books, new way of enjoying a book, a technological way of enjoying a book;
c) e-readers, new way of enjoying a radio, a technological way of enjoying an e-book;
d) books, new way of enjoying a television, a technological way of enjoying a radio.

7) Fill in the blanks in the texts with the simple present form of the verb be.
a) In a bleak future, boys and girls _ competitors in a live TV show where the only rule kill or be killed. Katniss Everdeen one of the
girls participating.
_ Katniss going to survive the life and death game?

b) A teenage girl, Hazel, who  suffering from lung cancer, 
reluctant to take part in a support group. She changes her mind, though,
after meeting a young boy whose name  Augustus, who 
also attending the support group. Together, they _________going to experience
a whole range of emotions.   
8) Observe the infographic that follows and choose if the sentences are true (T) or false (F).

a) In the mobile era, people like reading more than before.
( ) True ( ) False

b) Only half of the people who enjoyed reading liked it even more after reading on mobile phones.
( ) True ( ) False

c) The number of people who have a positive attitude about reading is greater than the one’s with negative
attitude.
( ) True ( ) False

d) Reading on a mobile device is more enjoyable than reading traditional books.
( ) True ( ) False

e) Almost a third of the people disliked reading before reading on mobile phones.
( ) True ( ) False

9) Tania is at the library because she wants to know if a book she loves is available. Read the sentences
below and put them in order to give meaning to the dialogue between Tania and the library attendant:

( ) Yes, it is. It is a novel.
( ) Yes, he is! I am looking for The Shadow of the Wind.
( ) It is all right. I’ll come back next week. Thanks!
( ) Who is the author?
( ) You’re welcome!
( ) Hi! Is it your favorite book?
( ) Hello, I am looking for a book.
( ) Oh! Zafón… is he Spanish?
( ) He is Carlos Ruiz Zafón.
( ) Let me check. Oh, I am sorry. It is not available now