MATEMÁTICA

TRABALHO:

Atividade avaliativa de matemática – Equações trigonométricas I e II

1) Calcule o valor de X nos seguintes triângulos retângulos:

2) Sabendo que um dos catetos de um triângulo retângulo mede 8 metros, e o
outro cateto mede o dobro da metade deste primeiro cateto, descubra o valor
da hipotenusa deste triângulo.

3) Um construtor encostou uma longa escada em um edifício para realizar uma
manutenção. Este construtor constatou que a medida do edifício ao pé da
escada é de 12 metros. Além disso, ele sabe que sua escada mede 20 metros.
Qual é a altura em que a manutenção será realizada?

4) Um avião levanta voo sob um ângulo constante de 45°. Após percorrer 2000
metros em linha reta, qual será a altura atingida pelo avião?

5) Considerando um triângulo retângulo com um de seus catetos medindo 8 cm, e
o ângulo oposto a este cateto de 30°, determine a medida da hipotenusa e do
outro cateto.

Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira

Profº (a): Julio Cesar Medeiros Filho
Disciplina: Matemática Data: ___/____/_____
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro

6) Analise a seguinte figura e determine o comprimento do corrimão:

7) Um cliclista acrobático vai atravessar de um prédio ao outro com uma bicicleta
especial, percorrendo a distância sobre um cabo de aço, como demonstra o
esquema a seguir. Qual é o comprimento do cabo?