REDAÇÃO

TAREFA :

1- Produção de Texto
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação [2], redija texto dissertativo-
argumentativo [2] em modalidade escrita formal da língua portuguesa [1] sobre o tema “Caminhos para garantir a formação
integral do jovem brasileiro” [2], apresentando proposta de intervenção [5] que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, [3] de forma coerente e coesa [4], argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. [3]

Texto I
Criado em 2011, por meio da  Lei 12.513/2011 , o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como
finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e
financeira.
Dentre seus objetivos encontram-se a expansão das redes federal e estaduais de EPT, a ampliação da oferta de cursos a distância, a
ampliação do acesso gratuito a cursos de Educação Profissional e Tecnológica em instituições públicas e privadas, a ampliação das
oportunidades de capacitação para trabalhadores de forma articulada com as políticas de geração de trabalho, emprego e renda e a difusão de
recursos pedagógicos para a EPT. 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/pronatec

Texto II
A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da
República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação
Profissional e Tecnológica (Cefets).
Tida no seu início como instrumento de política voltado para as “classes desprovidas”, a Rede Federal se configura hoje como
importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas.
Foi na década de 1980 que um novo cenário econômico e produtivo se estabeleceu, com o desenvolvimento de novas tecnologias,
agregadas à produção e à prestação de serviços. Para atender a essa demanda, as instituições de educação profissional vêm buscando
diversificar programas e cursos para elevar os níveis da qualidade da oferta.
Cobrindo todo o território nacional, a Rede Federal presta um serviço à nação, ao dar continuidade à sua missão de qualificar
profissionais para os diversos setores da economia brasileira, realizar pesquisa e desenvolver novos processos, produtos e serviços em
colaboração com o setor produtivo.
Em 29 de dezembro de 2008, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds),
39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Fonte: http://redefederal.mec.gov.br/historico

Texto III
Crise no mercado de trabalho atinge de forma desigual diferentes grupos sociais e regiões do Brasil. O índice de desemprego no país é de
11,8%, mas a taxa é maior para mulheres, jovens e pessoas com baixa escolaridade. É o que mostram os dados do quarto trimestre de 2017 da
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
Aluno (a):_____________________________________________
Diretor: Sérgio Gentil Pereira Coordenadora: Nelita Gomes Pereira
Disciplina: Língua Portuguesa – Professor: Filipe Hahn Data: //_ Turma: 3°
médio ano.
Colégio MARGIRUS 2020 – Suas Escolhas Definem o seu futuro

Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/desemprego-e-maior-entre-jovens-mulheres-e-trabalhadores-sem-ensino-
superior.ghtml

Mínimo 20 linhas . Máximo 30 linhas
Critérios de avaliação:
PADRÃO ENEM: Terceira pessoa, impessoal, pense em argumento e uma proposta de intervenção. Deve constar as palavras do tema
no seu texto.