TAREFA :
ORIENTAçÕES PARA ESTUDOS DOMICILIARES📝
Querido Aluno👨🎓 / Querida Aluna👩🎓, você está recebendo esse arquivo com algumas
orientações para seu estudo domiciliar devido a ☣ suspensão das aulas por conta do Covid-19
(Coronavírus).
📣Em nossa última aula, entreguei os materiais referentes ao “Relógio do Sol”: prato de papelão, argila para modelar,
palito de picolé para a montagem do relógio e um roteiro impresso para você preencher. Caso você tenha faltado na
aula, não se preocupe, esse roteiro segue junto com os arquivos para os seus estudos nesse período.
🌞Relógio do Sol: caso você não tenha recebido o material, você pode
montar seu relógio com os materiais que você tem em casa (página 18 da
Apostila de Ciências). Após a montagem do relógio, você deve posicioná-lo
próximo à uma janela, sacada ou local que tenha luz. 🔍Você deve observar
atentamente o relógio a cada 2h do seu relógio digital⏰(6h, 8h, 10h, 12h,
14h, 16h e 18h), marcando sempre com um pontinho de caneta a posição da
sombra que irá se formar no relógio do sol. Lembre-se de caprichar na
confecção do relógio (pintura, enfeites, etc).
Faremos um relógio caseiro com materiais simples e aplicaremos a metodologia científica para podermos avaliar nosso experimento. Para que a metodologia científica seja efetiva, é necessário: OBSERVAR QUESTIONAR / FORMULAR HIPÓTESE FAZER EXPERIMENTO CONCLUSÃO Portanto, vamos aos fatos: FASE OBSERVAÇÃO:
1 – O ser humano sempre sentiu a necessidade de controlar o tempo, mesmo antes de existir o relógio. Com base nos seus conhecimentos, como você controlaria o tempo sem as horas? FASE QUESTIONAMENTO E FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:
02 –Observando a claridade e a escuridão do dia, a posição do sol e a mudança de temperatura, o ser humano decidiu desenvolver um controle do seu próprio dia. Neste momento, foi desenvolvido o relógio do sol. Com base nessas informações, complete as frases: DIA 24 NOITE LESTE ESTAÇÕES 60 30 SUL 60 OESTE 12 NORTE A – Dizer que o dia possui claridade e escuridão, é o mesmo que dizer que o dia possui: ______ e _______. B – Um ano possui:____ meses, um mês possui em média _____ dias, e um dia ____ horas , ____ minutos e ____ segundos. C – As ____________ do ano podem ser observadas pela posição do sol durante o ano. D – Já a posição do sol durante um único dia, indica os pontos cardeais: _________, _________, _________ e _________. FASE EXPERIMENTO: A elaboração do relógio será realizada em sala de aula, porém, você deve observar atentamente o relógio a cada 2h do seu relógio digital, marcando sempre com um pontinho de caneta a posição da sombra que irá se form 03 – Assinale os materiais necessários para a fabricação de um relógio de sol caseiro: ( ) Palito ( ) Pedra ( ) Caneta ( )Esponja ( ) Bola ( )Fio ( ) Copo ( ) Prato de Churrasco
04 – A – As 8h e as 11h do relógio digital, a sombra do relógio do sol, estava a direita, ou à esquerda? 04 – B – As 13h e as 16h do relógio digital, a sombra do relógio do sol, estava a direita, ou à esquerda?
05 – Faria diferença se o relógio do sol estivesse apontado para o mar? Por que?
06 – Os pontos entre as 8h, 11h, 13h e 16h são do mesmo tamanho? Explique:
07 – O sol mudou de posição durante o dia? Por que? Como se chama essa movimentação do planeta Terra?
08 – Para que eu saiba ler direito o relógio do sol, ele deve estar bem posicionado nos pontos cardeais. Explique. FASE CONCLUSÃO:
09 – Após esse experimento, podemos concluir que o tempo pode ser medido por segundos, minutos, horas, dias, meses e anos, devido a dois movimentos do planeta Terra, quais são e explique:
10 – Podemos concluir também, que para um estudo mais completo, as matérias podem se complementar enriquecendo o trabalho acadêmico, como no caso deste trabalho, pois utilizamos as matérias de Ciências, Geografia e Matemática. Explane com suas palavras sobre o experimento realizado e o que você aprendeu nessas três matérias com esse trabalho.
Boa Sorte!