TAREFA :
📣Em nossa última aula trabalhamos os domínios, reinos e introdução aos Protoctistas.
🦠TRABALHO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOCTISTAS: nesse arquivo você está recebendo um
questionário sobre os temas trabalhados até agora em sala de aula e algumas questões de pesquisa
que você pode utilizar como fonte os seguintes links:
Protoctistas: https://querobolsa.com.br/enem/biologia/reino-protista
Protozoários: https://querobolsa.com.br/enem/biologia/protozoarios
Algas: https://querobolsa.com.br/enem/biologia/algas
Doença de chagas: https://querobolsa.com.br/enem/biologia/doenca-de-chagas
Você deve imprimir e responder às perguntas solicitadas.🔍 Preste atenção ao preencher!
📋Apostila: faça as seguintes atividades da sua apostila de Biologia: páginas 30 a 36).
📖Caderno de Atividades: Responda às seguintes questões do Caderno de Atividades de Biologia
páginas de 07 a 19.
💬O conteúdo das páginas 04 a 20 e coronavírus foram trabalhados e aula. das páginas 20 a 36 estou enviando links
para pesquisa.
💬Todas as atividades propostas nessas orientações são passíveis de avaliação.
TRABALHO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOCTISTAS
1 – Explique por que os vírus não são considerados seres vivos para a maioria dos pesquisadores?
2 -Explane sobre o Covid-19 quanto a estrutura, composição, material genético, tipo de contágio e quai o provável tipo
de animal que passou o vírus para o ser humano e por que:
3 – Compare ciclo lítico e lisogênico
4 – Dê os significados das palavras a seguir:
Vírion:________________________________________________________________________________;
Virulência:_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________;
Virus atenuado:_______________________________________________________________;
Adenovírus:___________________________________________________________________________;R
etrovírus:____________________________________________________________________________;E
nvoltório viral:_______________________________________________________________.
5- Explane sobre:
Bactérias Gram-positivas, sua composição e coloração:
Bactérias Gram-negativas, sua composição e coloração:
Conjugação:
Transformação:
Transdução:
6 – Relacione a utilização indevida de antibióticos, a reprodução assexuada das bactérias e as Superbactérias:
7 – Por que o Reino Protista foi modificado para Reino Protoctista e Polifilético? Quais seres são englobados neste
Reino?
8 – Explique o que é:
Cisto:
Ectoplasma:
Macronúcleo:
Micronúcleo:
Vacúolo Digestivo:
Vacúolo Pulsátil:
Conjugação:
9 – Represente o Ciclo da Doença de Chagas.
Doença de Chagas
10 – Complete o quadro com informações referente aos diferentes grupos de protozoários:
Rhizopoda Foraminifera Actinopoda Zoomastigophora Ciliophora Apicomplexa
Exemplos de Indivíduos
Tipo de Locomoção
Habitat
Apresenta Parasitismo
Característica
divergente dos outros
grupos
11 – Complete o quadro com informações referente aos diferentes grupos de algas:
Chlorophyt
a
Phaeophyta Rhodophyta Dinophyta Chrysophyta Euglenophyta
Exemplos de Indivíduos
Habitat
Organização(uni/multicelular)
Cor predominante
Tipo de clorofila (a,b,c,d)
Pigmentos Acessórios
Composição da Parede
12 – Qual a importância do Reino Monera e do Reino Protoctista para os seres Humanos e para o equilíbrio ecológico?
BOA SORTE!